ARRAIAL DA SOAMPARO

Um futuro que vale a pena cuidar

Um sorriso hoje. Um mundo melhor amanhã.

SOAMPARO


A sociedade amigos da Vila São José (SOAMPARO) nasceu da idealização de uma freira missionária alemã, irmã Guilhermine Offenmam, conhecida como protetora dos pobres.

A entidade é fruto do sonho dessa religiosa Dominicana, que movida pelo amor de Deus, identificou na população, diversas famílias em situação de risco e em situação de descaso social, com seus direitos violados ou privados, sem condições de garantir suas necessidades básicas,Tais como: moradia, alimentação, educação e lazer. 

Fundou-se então, em 10 de setembro de 1989, no município de Paranapanema/SP a SOAMPARO, um projeto sócio assistencial que tem por finalidade, promover a emancipação familiar e individual, através da garantia de acesso aos direitos e as necessidades básicas, oportunismo desde acesso a moradia provisório, atividades educativas, culturais, religiosas, além de  cursos profissionalizantes e atividades recreativas. 

O primeiro projeto construído pela SOAMPARO foi a vila São José. O município de Paranapanema/SP é constituído em sua maioria por famílias provinda da zona rural, que vieram em busca de melhores condições de vida. Quando chegaram na cidade, não conseguiam moradia digna devido aos altos valores dos aluguéis. Percebendo essa necessidade familiar, irmã Guilhermine convida o padre Enedir para construírem casas populares para os pobres. Este projeto foi implantado a fim de oferecer as famílias carentes,  por tempo determinado, uma moradia digna, sendo cobrado um valor simbólico pelo aluguel, até que as famílias conquistassem sua autonomia sócio-econômica.

Irma Guilhermine, se deparou com uma dura realidade, muitas famílias que precisavam trabalhar e não tinha onde deixar seus filhos, comovida por essa  realidade, ela construiu com ajuda de doadores, um salão para acolher crianças e adolescentes sem distinção de raça, sexo, cor ou etnia, em contra turno escolar. Visando proporcionar a elas um ambiente aconchegante em que se sintam seguras e tenham condições de se desenvolverem em todas as dimensões do processo educativo.  

A entidade ainda atende a jovens de 14 a 18 anos que estão em busca de uma preparação para o mercado de trabalho e que devido às condições de desigualdade social, não possuem recursos financeiros para custear cursos que os ajudem em sua formação profissional. Assim, no ano de 2013, a SOAMPARO fez uma parceria com o SENAI, oferecendo sem custo algum, cursos profissionalizantes nas mais diversas areas.