Há 35 anos servindo nossa querida Paranapanema.

Amor, Fé e Esperança.

O amor gera a paz.

Um futuro que vale a pena cuidar.

Brincar é aprender a vida com alegria!

Toda criança é luz!

Amar, Integrar e Promover. Nosso jeito de ser.

Um sorriso hoje. Um mundo melhor amanhã.

SOAMPARO

A SOAMPARO (Sociedade Amigos da Vila São José) nasceu da idealização de uma freira missionária alemã, irmã Gulhermine Offermanns, conhecida como "a protetora dos pobres".

A Entidade é fruto do sonho dessa religiosa Dominicana, que movida pelo amor de Deus, identificou na população, diversas famílias em situação de risco e em situação de descaso social, com seus direitos violados ou privados, sem condições de garantir suas necessidades básicas, tais como: moradia, alimentação, educação e lazer. 

Fundou-se então, em 10 de setembro de 1989, no município de Paranapanema/SP a SOAMPARO, um projeto sócio assistencial que tem por finalidade, promover a emancipação familiar e individual, através da garantia de acesso aos direitos e as necessidades básicas, oportunismo desde acesso a moradia provisório, atividades educativas, culturais, religiosas, além de cursos profissionalizantes e atividades recreativas. 

O primeiro projeto construído pela SOAMPARO foi a Vila São José. O município de Paranapanema/SP é constituído em sua maioria por famílias provinda da zona rural, que vieram em busca de melhores condições de vida. Quando chegaram na cidade, não conseguiam moradia digna devido aos altos valores dos aluguéis. Percebendo essa necessidade familiar, irmã Guilhermine convida o Padre Enedir para construírem casas populares para os pobres. Este projeto foi implantado a fim de oferecer as famílias carentes, por tempo determinado, uma moradia digna, sendo cobrado um valor simbólico pelo aluguel, até que as famílias conquistassem sua autonomia socioeconômica.

Irmã Guilhermine, se deparou com uma dura realidade, muitas famílias que precisavam trabalhar e não tinha onde deixar seus filhos, comovida por essa realidade, ela construiu com ajuda de doadores, um salão para acolher crianças e adolescentes sem distinção de raça, sexo, cor ou etnia, em contra turno escolar. Visando proporcionar a elas um ambiente aconchegante em que se sintam seguras e tenham condições de se desenvolverem em todas as dimensões do processo educativo.  

A Entidade ainda atende crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 05 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, num espaço cheio de convívio, que busca desenvolver cada participante, de acordo com seu ciclo de vida, incentivando a socialização e a convivência comunitária, incluindo e fortalecendo a relação familiar, a fim de contribuir para a conscientização, prevenção e/ou proteção aos que estiverem em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.

Missão: Ser referência e elo de integração na arte de acolher e de promover social e culturalmente com qualidade, equidade, de forma inclusiva, a partir do meio em que estão inseridos, promovendo a proteção social básica para todos.

Visão: Ser reconhecida no Município e no seu entorno, como uma organização de promoção à vida com valores cristãos, humanos, integrada à comunidade local, fonte de onde pode se brotar uma cultura de justiça e paz.

Valores: Ética, Transparência, Justiça, Parcerias sustentáveis, Responsabilidade e crença que todos são capazes de serem agentes da transformação social.